Técnicas básicas para a implantação da acreditação

 

Coleção Metodologia da Acreditação – Gestão da qualidade e de riscos em serviços de saúde. Técnicas básicas para a implantação da acreditação. Renato Camargos Couto e Tania Moreira Grillo Pedrosa (eds).Volume 1. Editora IAGSaúde – 462 páginas – 2009.

Clique aqui para ver as páginas iniciais

 

"Acreditação é um processo de reconhecimento da conformidade dos processos organizacionais, e para a área da saúde existem normas específicas tanto em nível internacional quanto nacional. A norma brasileira foi desenvolvida e é operacionalizada pela Organização Nacional de Acreditação – ONA.

A Acreditação foi desenhada para verificar se os processos executados na instituição são corretos, bem desenvolvidos, e se de fato estão melhorando seu desempenho econômico-assistencial, com importante e fundamental enfoque na segurança do paciente. Esse processo traz múltiplos benefícios não apenas para a instituição como também para os pacientes, os colaboradores e a sociedade como um todo, pois incentiva e estimula a adoção de melhores práticas de gestão.

Uma das barreiras que o mercado de saúde enfrenta é a falta de especialistas nesse método. Para suplantar tal carência, o Instituto de Acreditação e Gestão em Saúde – IAG Saúde elaborou este volume – Gestão da Qualidade e de Riscos em Serviços de Saúde: Técnicas Básicas para a Implantação da Acreditação –, tendo como base a sua experiência na implementação dessa metodologia em organizações de saúde de todo o Brasil. Disseminar a aplicação da Acreditação no sistema de saúde brasileiro é garantir a qualidade na assistência aos usuários desses serviços."

 

Para obter outras informações ou adquirir seu exemplar entre em contato com iagsaude@iagsaude.com.br ou através do relacionamento com o cliente pelo telefone (31) 3241-6520.