III Encontro Nacional do DRG Brasil apresenta inovações para a transformação do sistema de saúde

Evento, que reuniu lideranças de instituições de saúde de todo o país, abordou temas como inteligência artificial, modelos de pagamento e qualidade assistencial.

 

Nos dias 29 e 30 de novembro Lagoa Santa recebeu o III Encontro Nacional do DRG Brasil, evento que reuniu cerca de 300 gestores e representantes de hospitais e operadoras de saúde do sistema público e privado para discussão de assuntos relacionados a qualidade assistencial e sustentabilidade econômica do sistema de saúde brasileiro.

O encontro foi uma oportunidade de ouvir profissionais que aplicam o DRG Brasil no dia a dia das suas instituições, e conhecer de perto experiências de sucesso no nosso país.

Com uma programação focada na necessidade inexorável de mudança do modelo remuneratório usado atualmente no Brasil (fee-for-service), com base no alcance dos alvos assistenciais e na qualificação cada vez maior da informação em saúde, a terceira edição do Encontro recebeu ainda palestrantes internacionais. Especialistas de renome, de Portugal e dos Estados Unidos, falaram sobre a redução dos desperdícios assistenciais e a importância do processo de codificação.

 

Inovações e capacitação

 

Na ocasião, foi lançada a Inteligência Artificial do DRG Brasil e apresentados os seus benefícios, que vão inteiramente ao encontro dos preceitos da medicina do século XXI e que em muito contribuirão para o tratamento seguro do paciente.

Nas apresentações de cases, foram abordadas inovações da plataforma DRG Brasil para a contínua transformação do sistema de saúde, como Pagamento por Bundle, Pagamento por Valor Assistencial, Analytics, Alta Segura, Parto Adequado, Codificação Compartilhada e Simplificada e muitas outras soluções.

No segundo dia de evento foram lançados pela Faculdade de Ciências Médicas MG dois cursos de pós-graduação com base no DRG do Brasil: “DRG do Brasil – Codificação e Análise de Informação em Saúde” e “DRG do Brasil – Gestão de Sistemas de Saúde”. Ambos já estão com matrículas abertas e são oferecidos na modalidade a distância.

 

Organizações apoiadoras

 

Representantes de organizações parceiras do DRG Brasil também marcaram presença no evento. Entre os conteúdos abordados, segurança de dados, sustentabilidade financeira, protocolos de recuperação rápida, educação do futuro e aplicabilidade do DRG Brasil encabeçaram o roteiro de palestras das apoiadoras. Participaram do evento a Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, a Faculdade Unimed, a ISEE Consultoria, a Planisa, a MK Assessoria de Saúde e a PwC.