Primeiro livro sobre DRG do Brasil já está disponível na Amazon

Publicação, que contou com a participação de profissionais de diversas áreas do conhecimento, narra a utilização da metodologia DRG em organizações de saúde brasileiras.

Presente no país desde 2004, o DRG Brasil tem proporcionado a hospitais, operadoras e sistemas de saúde públicos maior sustentabilidade econômica por meio de melhor qualidade assistencial.

Plataforma para a transformação do modelo remuneratório e assistencial do sistema de saúde, o DRG Brasil está sendo aplicado em mais de 400 hospitais privados, filantrópicos e 100% SUS, além de otimizar os resultados de mais de 80 operadoras de saúde. Feita no Brasil especialmente para o sistema de saúde brasileiro, a plataforma já beneficiou 12,5 milhões de pessoas com a sua metodologia transformadora, constituindo o maior banco de internações avaliadas do país.

E pensando em como as instituições de saúde podem se beneficiar com o DRG Brasil, o IAG Saúde acaba de lançar o livro DRG Brasil - Transformando o sistema de saúde brasileiro e a vida das pessoas. A obra, que contou com a participação de 26 profissionais da área da saúde, entre eles médicos, pesquisadores, analistas de dados, dirigentes da saúde suplementar e gestores do SUS, aborda a aplicabilidade do DRG Brasil como modelo de sustentabilidade para o sistema de saúde.

O livro mostra a experiência de organizações de saúde brasileiras que já utilizam a metodologia para a mudança do modelo remuneratório e para a gestão dos 4 alvos assistenciais: Reduzir a permanência hospitalar além da necessária; Aumentar a segurança assistencial; Reduzir as internações por condições sensíveis à atenção primária; Reduzir as reinternações potencialmente evitáveis.

 Os autores e organizadores do livro “DRG Brasil”: Breno Duarte, Tania Grillo, Renato Couto e Paula Daibert.

Os autores e organizadores do livro “DRG Brasil”: Breno Duarte, Tania Grillo, Renato Couto e Paula Daibert.

 

Segundo a médica, autora e organizadora do livro, Tania Grillo, a ideia da publicação era um desejo antigo, principalmente pelo impulsionamento da metodologia no Brasil. “Por ser uma inovação em nosso país, não havia literatura em língua portuguesa, acessível ao público de interesse, e que compilasse não apenas o método, mas também as boas práticas de implantação e compartilhamento de resultados nacionais”, afirma.

Para o Dr. Renato Couto, também autor e organizador da obra, apenas a tecnologia por si só não transformará o sistema de saúde brasileiro. “Precisamos de tecnologia e competência para aplicar o DRG Brasil junto ao nosso paciente. O conhecimento permitirá garantir a sustentabilidade do sistema de saúde através da qualidade assistencial, tendo o paciente sempre como o centro de nossas atenções”, ressalta.

O livro, que está disponível no formato de e-book no site da Amazon, tem ainda como autores-organizadores o gerente executivo do DRG Brasil, Breno Duarte, e a coordenadora técnica, Dra. Paula Daibert. Ambos ressaltaram a importância em impactar positivamente a vida das pessoas por meio da plataforma. “É uma sensação maravilhosa e que cada vez nos aproxima mais da missão da nossa formação que é a de fazer o bem e assegurar a assistência à saúde aos nossos pacientes”, aponta Breno Duarte. “O sentimento que um profissional pode ter é estar contribuindo com a qualidade de vida das pessoas. Não importa o trabalho, o retorno vem sempre das pessoas que podem usufruir de um sistema de saúde mais seguro e eficiente”, garante Daibert.

 

SERVIÇO

 

Livro: DRG Brasil - Transformando o sistema de saúde brasileiro e a vida das pessoas

Disponível em: https://amzn.to/2FcBIRi

Valor: R$ 96

Nº de páginas: 455

Mais informações: drgbrasil.com.br/comunidades-e-publicacoes