Dr. Renato Couto participa de encontro com a AHEG para promover DRG Brasil e o Programa Alta Segura

Discussão aconteceu no dia 08 de agosto, em Goiânia, em parceria com a Associação dos Hospitais do Estado de Goiás.

A Associação dos Hospitais do Estado de Goiás recebeu no dia 08 de agosto, a presença do diretor do Instituto de Acreditação e Gestão em Saúde (IAG Saúde) e Co-Fundador do DRG Brasil, Dr. Renato Couto, que abordou diversos assuntos ligados à segurança assistencial e ao sistema de saúde no Brasil.

Na ocasião, temas como a aplicabilidade do DRG Brasil – metodologia sofisticada de gerenciamento de custos e qualidade assistencial, bem como o Programa de Alta Segura foram os destaques do encontro que reuniu diretores e profissionais da saúde dos hospitais associados, além da diretoria da AHEG e da Unimed Goiânia.

Uma das preocupações dos gestores durante o evento foi a otimização de recursos para a sustentabilidade para hospitais e operadoras, em relação ao uso do DRG Brasil. Segundo o Dr. Renato Couto, “os hospitais e operadoras não devem ter medo. A desconfiança é a principal barreira para a mudança”, afirmou. Com a metodologia DRG Brasil, mais de 11 milhões de pessoas já foram beneficiadas, resultado da segurança assistencial que contribui para a redução dos custos hospitalares.

Com o piloto do projeto sendo executado no Hospital Santa Helena, o Alta Segura prevê a qualidade assistencial e o maior giro de leitos em hospitais - colocando o paciente no centro das atenções. Por meio do Programa Alta Segura, paciente e família são capacitados para o autocuidado com a equipe interdisciplinar e a partir dessa orientação, é feito um monitoramento clínico do paciente. Assim, como o DRG Brasil, o Programa Alta Segura promove a sustentabilidade, minimizando os custos assistenciais.

 

Acesse a Revista AHEG na íntegra no link https://bit.ly/2x3gKhh.