1ª Conferência Nacional dos Codificadores DRG Brasil conta com participação de mais de 50 instituições



 

A conferência teve como tema “Liderando a Transformação do Sistema de Saúde Brasileiro” e promoveu importantes avanços para o profissional de codificação em saúde.

 

 

Foi realizada, com grande sucesso, a 1ª Conferência Nacional dos Codificadores DRG Brasil, dia 8 de junho de 2018, em Belo Horizonte/MG.

 

O evento foi dedicado aos profissionais de codificação em saúde, que lideram e constroem a base da transformação do sistema de saúde brasileiro, gerando informações e análises qualificadas.

 

Veja um panorama geral do evento no vídeo:

 


 

O PÚBLICO

 

A 1ª Conferência Nacional dos Codificadores DRG Brasil recebeu mais de 180 participantes, de 50 instituições usuárias do DRG Brasil. Estiveram presentes coordenadores e supervisores das equipes de codificação e gestores clínicos de hospitais e operadoras.

 

A experiência desses líderes no uso do DRG Brasil para codificação em saúde foi essencial para este marcante momento de aprendizado.

 





 

LANÇAMENTOS

 

No evento, o DRG Brasil apresentou as medidas para o reconhecimento da profissão “Analista de Informação em Saúde”, profissional cujas principais funções são analisar declarações clínicas e atribuir códigos padrão utilizando o sistema de categorização. A intenção do DRG Brasil é estimular os órgãos públicos e o mercado a valorizarem o ofício e a carreira do profissional de codificação.

 

Nesse sentido, foi lançada a Sociedade Brasileira de Analistas de Informação em Saúde, com objetivos de, entre outros: prestar apoio e orientação aos profissionais; buscar a união da categoria; valorizar o desenvolvimento da profissão; defender os interesses desses profissionais; e estimular o conhecimento e a capacitação nessa esfera.

 

Além disso, a equipe do DRG Brasil divulgou o Novo Programa de Educação Continuada para os codificadores.

 



 

PARTICIPAÇÃO INTERNACIONAL

 

O Sr. Daniel Schwebach, Vice-presidente Executivo da AAPC (American Academy of Professional Coders – Academia Americana de Codificadores Profissionais) foi o keynote speaker da 1ª Conferência Nacional dos Codificadores DRG Brasil.

 

Mestre em Administração Hospitalar pela Universidade de Washington, Schwebach falou sobre o desenvolvimento do conhecimento para a codificação em saúde e o papel da profissão nos sistemas de saúde.

 



 

PALESTRAS

 

Além da palestra internacional e dos lançamentos mencionados acima, a conferência contou com a participação da Profª Kely Pereira, Diretora Acadêmica da Pós-graduação da Faculdade de Ciências Médicas de MG, que falou sobre a importância da capacitação para o profissional de codificação em saúde.

 

A Coordenadora Técnica do DRG Brasil, Dra. Paula Daibert, deu dicas importantes sobre como não errar na codificação de Condições Adquiridas. E a Coordenadora da equipe de Estatística, Ana Claudia Abreu, mostrou o que vai melhorar no sistema de refinamento do DRG Brasil.

 



 

CASES DE SUCESSO

 

Um dos grandes destaques do evento foi a apresentação de experiências de sucesso com o uso do DRG Brasil, relatados por profissionais que vivenciam a codificação no dia a dia.

 

Vejam quais foram os cases apresentados:

 

• Caso Unimed Santa Bárbara d'Oeste e Americana: Impacto na Gestão de Leitos utilizando a metodologia DRG Brasil

Apresentado por: Dayane Molina - Enfermeira DRG

• Caso Hospital Márcio Cunha: Medos e soluções para relacionamento com corpo clínico

Apresentado por: Ariane Souza - Enfermeira Supervisora do DRG

• Caso Secretaria Municipal de Saúde de BH: Implantando codificação em 2,8 mil leitos SUS em 45 dias com garantia de qualidade da informação

Apresentado por: Jomara Alves - Consultora Especializada - Grupo de Inovação em Saúde da PBH

• Caso Unimed Porto Alegre: Codificação compartilhada e conjunta de Operadora e Hospitais: funciona?

Apresentado por: Maira Twardowski - Coordenadora de Auditoria Clínica DRG

• Caso Unimed Uberlândia: Codificação e auditoria clínica combinada: dá certo?

Apresentado por: Kelly Finzi - Coordenadora Médica Auditoria Concorrente DRG

• Caso Unimed Goiânia: Controle interno da qualidade no processo de codificação

Apresentado por: Danielle Perdigão - Coordenadora Auditoria Enfermagem

 




 

 

Quer saber mais informações sobre a 1ª Conferência Nacional dos Codificadores DRG Brasil? Envie um e-mail para marketing@drgbrasil.com.br.