Qualificar rede prestadora de serviços em saúde é diferencial para cooperativas Unimed



 

Monitoramento da qualidade confere sustentabilidade ao negócio e amplia poder de avaliação e escolha dos beneficiários

 

 


Cooperativas de saúde lidam com uma diversificada rede de prestadores de serviços. São inúmeros hospitais, clínicas, laboratórios, serviços de diagnóstico por imagem, profissionais autônomos etc.

 

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por meio de resolução normativa, exige que as operadoras divulguem informações sobre a qualificação dos profissionais e dos serviços de sua rede credenciada. Ou seja, além da determinação do órgão regulador, a qualificação da rede com foco na segurança constitui-se numa responsabilidade da cooperativa com seus clientes.

 

Ainda segundo a ANS, em sua Resolução Normativa nº 391, ao índice de reajuste definido pela Agência, que passa a variar de 85% a 105% do IPCA, será aplicado um Fator de Qualidade (descrito na Instrução Normativa nº 61). Para a composição do Fator de Qualidade serão considerados certificados de Acreditação e de Certificação dos serviços de saúde. Também poderão ser utilizados indicadores selecionados, bem como a participação e o desempenho em projetos e programas de indução da qualidade.

 

Conforme pontua a assessora da Faculdade Unimed, Silvana Reis, “cada prestador tende a ter um nível de qualidade diferente. E grande parte do serviço oferecido pelas cooperativas médicas é entregue aos consumidores por meio da rede prestadora de serviços de saúde que elas possuem. A qualidade e a segurança do paciente no momento da prestação interferem no custo assistencial e na sustentabilidade do negócio”, frisa Reis.

 

O órgão regulador determina que a rede credenciada deve repassar os dados de qualificação para a operadora, a qual divulgará a informação e ficará responsável pela verificação de tais dados. “É importante que as Singulares conheçam, acompanhem e otimizem o patamar de qualificação de sua rede prestadora. Quanto maior a qualificação, mais apto é o prestador de serviço e mais qualidade ele oferece aos pacientes”, acrescenta Silvana.

 

Para auxiliar as Singulares do Sistema a promoverem tal diagnóstico, a Faculdade Unimed oferece a assessoria “Avaliação da Rede Prestadora”, um modelo de avaliação e mensuração da qualidade da rede de prestadores, baseado na metodologia Score Rede, que tem como referência a segurança, o conforto, a complexidade e a resolutividade assistencial ofertados aos usuários.

 

A metodologia de trabalho da assessoria prevê a entrega final de:

• Relatório de auditoria, por prestador, com requisitos relacionados à segurança do paciente e atendimento à legislação.

• Análise estatística da classificação dos prestadores nas quatro dimensões avaliadas, permitindo comparações entre prestadores.

• Diagnóstico do nível de segurança, conforto, complexidade e resolutividade total da rede.

 

 

Desenvolvimento da rede prestadora

 

A cooperativa pode induzir a melhoria de qualificação e desempenho da sua rede, eliminando as consequências assistenciais e os desperdícios decorrentes da má qualidade e da insegurança assistencial. “Assim, ela é capaz de transformar o cenário de sua rede, mudando o modelo de gerenciamento”, explica Reis.

 

A capacitação de rede de prestadores é realizada em projetos individualizados para a realidade diagnosticada pelo SCORE Rede em cada prestador. Após o diagnóstico, os requisitos não atendidos pelo prestador se transformam em objetivos de reestruturação gerencial em um projeto detalhado de implantação. Por meio de capacitação por ensino a distância e presencial, o prestador será capaz de se qualificar.

 

Por fim, o modelo de compra de serviços poderá ser modificado, estabelecendo preços diferentes para níveis diferentes de qualidade mensurados na avaliação do SCORE Rede. “Ou seja, as cooperativas agora podem pagar de forma diferente para prestadores com qualidade diferente. Os prestadores receberão remuneração diferenciada para níveis de 1 a 10 da classificação SCORE Rede” conclui a assessora da FU.

 

Quer saber mais sobre a assessoria Avaliação da Rede Prestadora, da Faculdade Unimed? Ligue para (31) 2121-2955/2989/2991 ou envie um e-mail para negocios@faculdadeunimed.edu.br

 

 

Fonte: Faculdade Unimed