Guia de Inspeção em Bancos de Células está disponível



 

Documento serve de apoio para verificar a aplicação das Boas Práticas em Células e Tecidos adotadas pelos bancos de células e tecidos, durante inspeções.

 



 

A Anvisa publicou, na última segunda-feira (15/5), a primeira edição do Guia de Inspeção em Bancos de Células e Tecidos – Boas Práticas em Células e Tecidos. O Guia é parte da estratégia da Gerência de Sangue, Tecidos, Células e Órgãos (GSTCO) da Agência para apoiar os inspetores do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) no desempenho de suas funções.

 

O documento, composto por 23 capítulos, irá auxiliar na verificação da aplicação das Boas Práticas em Células e Tecidos adotadas pelos bancos de células e tecidos. O Guia também deve servir de referência técnica aos bancos em questão, para que boas práticas no processo produtivo sejam bem compreendidas e aplicadas.

 

Terapias com células e clínicas de reprodução assistida

As atividades desses bancos abrangem a coleta/retirada, avaliação, processamento, preservação, armazenamento, liberação e fornecimento de células e tecidos de origem humana para uso em procedimentos terapêuticos e em reprodução humana assistida. Por conta disso, as Boas Práticas devem assegurar que os requisitos mínimos serão cumpridos pelos bancos, além de garantir a implementação de um sistema de controle e acompanhamento de todas as atividades realizadas pelo estabelecimento.

 

Os bancos de células e tecidos são:

 

  • os centros de processamento celular, dentre os quais se destacam os laboratórios de processamento de células progenitoras hematopoéticas de medula óssea e sangue periférico, os bancos de sangue de cordão umbilical e placentário e os centros de tecnologia celular;
  • os bancos de células e tecidos germinativos;
  • os bancos de tecidos cardiovasculares;
  • os bancos de tecidos cutâneos;
  • os bancos de tecidos oculares;
  • os bancos de tecidos musculoesqueléticos;
  • os bancos que processam mais de um tipo de células ou de tecidos (multitecidos) dentre os citados e outros.

 

O Guia de Inspeção em Bancos de Células e Tecidos – Boas Práticas em Células e Tecidos está disponível para download gratuito no link: http://portal.anvisa.gov.br/sangue/publicacoes. Os bancos de células e tecidos que desejarem obter a versão impressa do Guia, poderão solicitá-la à Anvisa, de forma gratuita, por meio do endereço eletrônico sangue.tecidos@anvisa.gov.br. Basta informar o nome do estabelecimento solicitante e o endereço para envio. Sugestões e críticas poderão ser encaminhadas através deste mesmo e-mail.

 

 

Fonte: ANVISA