Case de Aplicação do DRG Brasil



 

Case de Aplicação do DRG Brasil (Unimed BH)

 

A Unimed BH é pioneira em pagar de forma diferente para prestadores diferentes baseado na qualidade de serviços.

 

Em 2012, a operadora passou a mensurar de desempenho econômico e assistencial de e sua rede hospitalar usando a metodologia DRG Brasil Refinado. Foi feito extenso de definitivo diagnóstico das diferenças de custo e qualidade assistencial baseado nesta metodologia mundial.

 

Em março de 2016, a Unimed BH fez a primeira grande mudança de modelo remuneratório de hospitais de sua rede baseado no DRG Brasil. O primeiro passo foi realizado “dentro de casa”: em seus 3 hospitais que, juntos, somam 550 leitos.

 

O resultado de todo esse processo foi uma melhor remuneração pelo menor custo assistencial e melhores resultados assistenciais.

 

Sobre o DRG Brasil

O DRG Brasil é uma metodologia sofisticada de compra e venda de serviços, gerenciamento de custos e da qualidade assistencial-hospitalar, que permite a elaboração de pacotes - clínicos e cirúrgicos - para a comercialização de serviços hospitalares, tendo como base informações coletadas a partir da internação. Tem como base a metodologia DRG - Diagnosis Related Groups (Grupos de Diagnósticos Relacionados), concebida em Yale e há anos em uso por governos, hospitais e operadoras em países da América do Norte, de toda a Europa ocidental, da África (África do Sul), da Ásia e da Oceania.

 

O DRG Brasil Refinado está adequado ao perfil epidemiológico e estrutural do sistema de saúde do nosso País. Vem sendo aplicado em larga escala em operadoras de saúde suplementar, abrangendo mais de 4 milhões de beneficiários, e em mais de 180 hospitais em todo o território nacional.

 

Saiba mais em: www.drgbrasil.com.br/operadoras