Avaliação da Rede



ETAPA 1

AVALIAÇÃO DA REDE - Metodologia SCORE Rede

 

O SCORE Rede é um sistema de avaliação e mensuração da qualidade da rede de prestadores, tendo como referência a segurança, o conforto, a complexidade e a resolutividade assistencial ofertados aos usuários. Amplamente testada em mais de mil hospitais e outros prestadores da saúde suplementar, foi avaliada em estudo científico da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (anexo 2) o que lhe confere a solidez da soma da experiência prática com a ciência.

 

 

A classificação da rede assistencial é realizada em 10 níveis de segurança, 3 níveis de conforto, 4 níveis de complexidade e 10 níveis de resolutividade.

As dimensões de avaliação são as seguintes:

 

1. Segurança

A segurança assistencial depende da infraestrutura disponível para assistência, da disponibilidade de profissionais em número adequado e da organização dos processos assistenciais e de suporte das organizações de saúde. A metodologia avalia a:

I. Segurança de processos

II. Segurança de infraestrutura;

III. Segurança legal;

IV. Segurança pelo adequado dimensionamento de pessoas da assistência;

V. Segurança e Qualidade pela certificação.

 

2. Conforto para o cliente

É requisito importante para o paciente e família o conforto no ambiente assistencial. A partir da avaliação do tipo de acabamento e outras facilidades é feita a classificação do nível de conforto.

 

3. Complexidade hospitalar

A capacidade de uma organização atender demandas assistenciais de pacientes complexos requer disponibilização de ativos tecnológicos e competências assistenciais específicas. A organização é avaliada e classificada quanto a estas capacitações.

 

4. Resolutividade assistencial pela disponibilização de serviços

A resolutividade se relaciona com o escopo de serviços assistenciais disponibilizados ao paciente. As organizações são avaliadas quanto ao escopo de serviços ofertados, e portanto, à sua capacidade de resolver a necessidade assistencial demandada.

Após a auditoria de campo para a realização da Qualificação de Rede é feito o diagnóstico em quatro etapas:

I) Auditoria de campo.

II) Relatório de auditoria, por prestador, com requisitos relacionados à segurança do paciente e atendimento à legislação.

III) Análise estatística da classificação dos prestadores nas quatro dimensões avaliadas, permitindo comparações entre prestadores.

IV) Diagnóstico do nível de segurança, conforto, complexidade e resolutividade total da rede.

 


 

Disponibilização do produto

O produto pode ser disponibilizado de duas formas:

  1. O IAG Saúde realiza todas as etapas ou
  2. A equipe da operadora realiza a Etapa I - Auditoria de campo

 

Metodologia DIY – Do It Yourself (Faça Você Mesmo)

O IAG Saúde disponibiliza sua metodologia e capacita a equipe da operadora, que por sua vez pode realizar a auditoria da rede de prestadores.

 

A disponibilização da metodologia

Contratando os serviços do IAG Saúde, a equipe da operadora terá disponível, pelo tablet ou outro equipamento eletrônico, os questionários do SCORE Rede para auditoria de campo.

 

A capacitação

A equipe será treinada por ensino a distância, realizando um curso que irá prepará-la para ir ao campo.

A operadora poderá contratar um treinamento complementar prático. O consultor acompanhará os membros da equipe na realização de auditoria e realizará a capacitação em campo, criando assim maior segurança no processo.

 

O software

O software do SCORE Rede é composto por uma aplicação com as variáveis de entrada para a análise estatística ponderada – que resulta na classificação do prestador nos diversos níveis de segurança, resolutividade, conforto e complexidade.

Pode ser acessado em tablets, permitindo o registro em tempo real da auditoria economizando tempo e trabalho. Os dados ali imputados após tratamento estatístico são avaliados pelos consultores do IAG Saúde, gerando assim o relatório final e a classificação.

 

O suporte

O produto vem acompanhado de suporte a distância da equipe técnica do IAG Saúde, que confere segurança para a implantação da Qualificação de Rede.

 

A atualização técnica contínua

Tendo sido desenvolvida por pesquisadores, a metodologia SCORE Rede é avaliada e melhorada continuamente à luz dos avanços científicos e da legislação.

Ao cliente basta acessar o software e terá à sua disposição o método mais moderno de avaliação de prestadores. A atualização contínua é parte integrante do produto e dos custos de uso.

 

As entregas finais do IAG Saúde

• Relatório de auditoria, por prestador, com requisitos relacionados à segurança do paciente e atendimento à legislação.

• Análise estatística da classificação dos prestadores nas quatro dimensões avaliadas, permitindo comparações entre prestadores.

• Diagnóstico do nível de segurança, conforto, complexidade e resolutividade total da rede.