QUALIFICAÇÃO E DIMENSIONAMENTO DA REDE DE PRESTADORES - SIM

O PRODUTO

Sistema de avaliação da qualidade da rede de prestadores, tendo como referência a segurança e o conforto ofertados aos usuários, assim como o dimensionamento da rede de acordo com a capacidade instalada.

O QUALIFICAÇÃO E DIMENSIONAMENTO DA REDE DE PRESTADORES – SIM cria as bases para a melhoria da rede e permite estabelecer pagamentos diferenciados de acordo com os níveis de qualidade e conforto, sendo fator indutor para desenvolvimento dos prestadores.


METODOLOGIA DE IMPLANTAÇÃO DO QUALIFICAÇÃO E DIMENSIONAMENTO DA REDE DE PRESTADORES - SIM

A implantação do QUALIFICAÇÃO E DIMENSIONAMENTO DA REDE DE PRESTADORES – SIM pelo IAG Saúde é feita em quatro fases: auditoria de campo; estabelecimento e acompanhamento dos planos de melhoria; auditoria de campo de seguimento e implantação dos indicadores. O produto pode ser implantado em etapas ou integralmente, de acordo com as necessidades de cada operadora. Além disso, faz parte da metodologia a implementação de um sistema de informação: o IAG Saúde disponibiliza o SigQuali, um software integrado de gestão da qualidade, desenvolvido pelo IAG para a área de saúde.

Etapas:

1 – Auditoria de campo

• Relatório de auditoria, por prestador, com requisitos relacionados à segurança do paciente e atendimento à legislação.

• Análise estatística, com classificação por prestador em 10 níveis de segurança (1 a 10) e 3 níveis de conforto (A, B, C), permitindo comparações entre prestadores.

• Diagnóstico do nível de qualidade e conforto da rede.

• Diagnóstico da capacidade instalada da rede.

2 – Estabelecimento e acompanhamento dos planos de ação de melhoria

3 – Auditoria de campo de seguimento: follow-up para avaliar o impacto dos programas de melhoria implementados.

4 – Implantação dos indicadores do Programa Qualiss (RN 275): capacitação de prestadores para coleta dos indicadores, disponibilização de software para lançamento de dados e análise crítica, atendendo a todos os requisitos da ANS.

 

SigQuali – Software Integrado de Gestão da Qualidade

Módulos do SigQuali desenvolvidos para o produto:

Indicadores: apresenta interface gráfica com linhas de tendência, que sinaliza com clareza o desempenho dos indicadores.

Análises Críticas: garante o registro da avaliação de desempenho acessível de maneira hierarquizada a todos os níveis da organização.

Planos de Ação: uso de 5W2H para descrição de ações estratégicas e operacionais permitindo a análise crítica da implantação, possuindo auditoria eletrônica da conclusão das diversas etapas dando à alta direção o status das ações do sistema de gestão.

Relatos de Não Conformidade: permite o relato e tratamento das não conformidades. Possui auditoria eletrônica que garante o monitoramento dos tempos das diversas etapas do processo.

Documentos: garante a segurança e o controle de documentos e registros com acesso hierarquizado de acordo com a organização, gerando automaticamente lista mestra e permitindo anexar arquivos de vídeo e som.

Balanced Scorecard – BSC: possui painel de bordo para monitorar o desempenho da estratégia com impressão de gráficos e tabelas, e possibilita o desdobramento estratégico em toda a organização.

Mapa de Processos: estrutura o mapeamento e a integração de processos da organização, alinhando indicadores de desempenho, estratégicos, requisitos de produtos e documentos. Sua aplicabilidade se estende ao desdobramento das estratégias nas diversas áreas da organização, na estruturação das linhas de cuidado e na gestão de mudanças através da validação de novos processos ou tecnologias. Novo!

Gestão de Riscos: disponibiliza as ferramentas para a gestão dos riscos da instituição, com base na ISO 31000, tanto no processo quanto na estratégia, gerando uma matriz vinculada a indicadores, documentos e resultados de auditoria de controles. Aplicável na gestão de riscos assistenciais, organizacionais, na gestão de mudanças e na auditoria de compliance. Novo!

Clique aqui para acessar o site próprio do SigQuali e saiba mais sobre o produto.