CERTIFICAÇÃO - SIM

O PRODUTO

Reestruturação gerencial e assistencial tendo como foco as premissas das normas de gestão da qualidade, abrangendo todos os setores da organização. É um método de gestão baseado na norma ISO 9001:2008, implantando controles nos processos administrativos assim como a melhoria continuada na qualidade assistencial, preparando a secretaria de saúde para Certificação ISO 9001:2008.

O CERTIFICAÇÃO - SIM é um produto flexível, permitindo adequar o tempo de implantação e o valor às necessidades de cada organização. O projeto é detalhado no início dos trabalhos, pré-estabelecendo todas as etapas e valores envolvidos, permitindo à operadora total controle e transparência no processo de implantação.

ISO 9001 - Norma de gestão da qualidade para estruturação do controle dos processos com foco em resultados.

Benefícios:

• Implantar um sistema da gestão da qualidade, já testado e aplicado em todo o mundo, adaptado à realidade brasileira pelo IAG Saúde.

• Ter baixo risco de implantação e elevado impacto nos resultados.

• Aumentar o envolvimento do corpo médico e funcional com as diretrizes da organização, melhorando, ao mesmo tempo, o clima no ambiente de trabalho.

• Permitir resultados assistenciais de excelência, com sustentabilidade.

• Ter o reconhecimento também pela excelência da gestão organizacional, fortalecendo a imagem.

• Implantar auditoria externa independente, dando total transparência para a sociedade.

• Formalizar 100% dos processos internos através de padronização de documentos e procedimentos.

METODOLOGIA DE IMPLANTAÇÃO DO ACREDITAÇÃO/CERTIFICAÇÃO - SIM

O IAG Saúde desenvolveu uma metodologia exclusiva, os 10 Passos, que permite a implantação do CERTIFICAÇÃO - SIM em 10 etapas, num prazo mínimo de 20 meses, com cada etapa tendo a duração de dois meses. Além disso, faz parte da metodologia a implantação de um sistema de informação: o IAG Saúde disponibiliza o SigQuali, um software integrado de gestão da qualidade .

Os 10 Passos:

Passo 1- Diagnóstica (introdutória): Auditoria diagnóstica do sistema de gestão

Passo 2- Criar a cadeia de valor de acordo com o organograma da cooperativa, alocando as responsabilidades de atendimento a ISO e seus requisitos.

Passo 3- Desdobrar a cadeia de valor nos respectivos mapas de processos.

Passo 4- Estabelecer os procedimentos documentados e iniciar o desenvolvimento dos indicadores. Nesta etapa, além da abordagem dos processos de todas as áreas, será realizado trabalho específico com setores pré-determinados.

Passo 5- Dar continuidade à elaboração da documentação, iniciar coleta de indicadores e capacitar no tratamento de não conformidades.

Passo 6- Dar continuidade à elaboração da documentação, coleta de indicadores e capacitar em análise crítica de resultados dos indicadores e não conformidades.

Passo 7- Dar continuidade à elaboração da documentação, coleta de indicadores e capacitar em elaboração de ações de melhoria (planos de ação).

Passo 8- Formar auditores internos para a ISO 9001:2008.

Passo 9- 1º ciclo de auditorias internas ISO 9001:2008.

Passo 10- 1º ciclo de análise crítica do sistema de gestão da qualidade – a partir dos resultados dos indicadores, das não conformidades e das auditorias internas – e recomendações para melhoria.

Tendo implantado os 10 Passos a operadora de saúde estará apta a se candidatar à auditoria externa para a certificação ISO 9001:2008.


SigQuali – Software Integrado de Gestão da Qualidade

Módulos do SigQuali desenvolvidos para o produto:

Indicadores: apresenta interface gráfica com linhas de tendência, que sinaliza com clareza o desempenho dos indicadores.

Análises Críticas: garante o registro da avaliação de desempenho acessível de maneira hierarquizada a todos os níveis da organização.

Planos de Ação: uso de 5W2H para descrição de ações estratégicas e operacionais permitindo a análise crítica da implantação, possuindo auditoria eletrônica da conclusão das diversas etapas dando à alta direção o status das ações do sistema de gestão.

Relatos de Não Conformidade: permite o relato e tratamento das não conformidades. Possui auditoria eletrônica que garante o monitoramento dos tempos das diversas etapas do processo.

Documentos: garante a segurança e o controle de documentos e registros com acesso hierarquizado de acordo com a organização, gerando automaticamente lista mestra e permitindo anexar arquivos de vídeo e som.

Balanced Scorecard – BSC: possui painel de bordo para monitorar o desempenho da estratégia com impressão de gráficos e tabelas, e possibilita o desdobramento estratégico em toda a organização.

Mapa de Processos: estrutura o mapeamento e a integração de processos da organização, alinhando indicadores de desempenho, estratégicos, requisitos de produtos e documentos. Sua aplicabilidade se estende ao desdobramento das estratégias nas diversas áreas da organização, na estruturação das linhas de cuidado e na gestão de mudanças através da validação de novos processos ou tecnologias. Novo!

Gestão de Riscos: disponibiliza as ferramentas para a gestão dos riscos da instituição, com base na ISO 31000, tanto no processo quanto na estratégia, gerando uma matriz vinculada a indicadores, documentos e resultados de auditoria de controles. Aplicável na gestão de riscos assistenciais, organizacionais, na gestão de mudanças e na auditoria de compliance. Novo!

Clique aqui para acessar o site próprio do SigQuali e saiba mais sobre o produto.