GESTÃO DE RISCOS - SIM


O PRODUTO

Estruturação da gestão do risco empresarial e assistencial, através da análise dos processos e seus riscos, para consolidação da cultura e métodos de segurança na organização, tendo como base a norma ISO 31000:2009.

O GESTÃO DE RISCOS - SIM visa a redução dos impactos de riscos não gerenciados administrativos e assistenciais, diminuindo custos e despesas, preparando ao mesmo tempo a organização para a conformidade com a norma ISO 31000.

A implantação dos requisitos da norma só é aplicável se integrada a um sistema de gestão da qualidade.

ISO 31000 - norma de gestão de riscos que se integra a outras normas de gestão da qualidade (ISO 9001 e RN 277).

Benefícios:

  • Implantar um modelo de gestão de riscos amplamente testado em todo mundo e adaptado à realidade brasileira pelo IAG Saúde.
  • Ter baixo risco de implantação e elevado impacto nos resultados.
  • Permitir resultados assistenciais de excelência, com aumento do lucro.
  • Implantar auditoria externa independente, dando total transparência para a diretoria e para os sócios sobre a situação da organização.
  • Obter o reconhecimento também pela excelência da gestão organizacional, fortalecendo a marca.
  • Formalizar 100% dos processos internos através de padronização de documentos e procedimentos.

 

METODOLOGIA DE IMPLANTAÇÃO DO GESTÃO DE RISCOS - SIM

O IAG Saúde desenvolveu uma metodologia exclusiva, o 8 Passos, que permite a aplicação do GESTÃO DE RISCOS – SIM em 8 etapas, sendo o prazo de implantação pré-definido de acordo com a necessidade de cada organização (8 meses ou 16 meses ou 24 meses). Além disso, faz parte da metodologia a implementação de um sistema de informação: o IAG Saúde disponibiliza o SigQuali, um software integrado de gestão da qualidade.

Os 8 Passos:

Passo 1 – Planejando a implantação  através das análises de cenários internos e externos.
Passo 2 
– Identificando os riscos conforme requisitos da ISO 31000.
Passo 3
 – Implantando os indicadores e aprendendo a análise crítica do desempenho com planejamento de ações de melhoria.
Passo 4
 – Implantando a análise crítica do desempenho.
Passo 5
 – Implantando ações para tratamento dos riscos.
Passo 6
 – Construindo o sistema de auditoria interna.
Passo 7
 – Desdobrando o Planejamento Estratégico usando o BSC.
Passo 8
 – Preparando para a auditoria de certificação.

Tempo de implantação dos 8 Passos:

08 meses, sendo que cada passo tem a duração de 01 mês OU
16 meses
, sendo que cada passo tem a duração de 02 meses OU
24 meses
, sendo que cada passo tem a duração de 03 meses

 

SigQuali – Software Integrado de Gestão da Qualidade

Módulos do SigQuali desenvolvidos para o produto:



  • Indicadores: apresenta interface gráfica com linhas de tendência, que sinaliza com clareza o desempenho dos indicadores.
  • Análises Críticas: garante o registro da avaliação de desempenho acessível de maneira hierarquizada a todos os níveis da organização.
  • Planos de Ação e Projetos: uso de 5W2H para descrição de ações estratégicas e operacionais permitindo criação e acompanhamento de projetos, análise crítica da implantação e auditoria eletrônica da conclusão das etapas.
  • Não Conformidade: permite o relato e tratamento das não conformidades. Possui auditoria eletrônica que garante o monitoramento dos tempos das diversas etapas do processo.
  • Documentos: garante a segurança e o controle de documentos e registros com acesso hierarquizado de acordo com a organização, gerando automaticamente lista mestra e permitindo anexar arquivos de vídeo e som.
  • Estratégia e Painéis de Controle: com base na metodologia do Balanced Scorecard, possui painel de bordo para monitorar o desempenho da estratégia com impressão de gráficos e tabelas, e possibilita o desdobramento estratégico em toda a organização.
  • Mapa de Processos: estrutura o mapeamento e a integração de processos, alinhando indicadores de desempenho, estratégicos, requisitos de produtos e documentos. Pode desdobrar as estratégias nas diversas áreas da organização, estruturar linhas de cuidado e realizar gerenciamento de mudanças.
  • Gestão de Riscos: disponibiliza as ferramentas para a gestão dos riscos da instituição, com base na ISO 31000, tanto no processo quanto na estratégia, gerando uma matriz vinculada a indicadores, documentos e resultados de auditoria de controles. Novo!

 

Clique aqui para acessar o site próprio do SigQuali e saiba mais sobre o produto.